Assim como em toda estratégia de investimento, colocar suas criptomoedas na renda passiva também tem alguns riscos envolvidos.
Volatilidade de preço dos ativos: os ativos alocados na renda passiva, em Staking, ficaram à disposição da rede e, portanto, indisponíveis para as negociações e vendas. Em uma possível desvalorização do mercado, os ativos podem perder valor e não estarão disponíveis de maneira imediata para serem vendidos. Faça alocação na renda passiva apenas do saldo que não pretende utilizar no curto prazo.
Prazos da rede: a fila para realizar Staking e fazer resgates dos ativos seguem a ordem e capacidade dentro da rede, que varia conforme a demanda. As recompensas só serão pagas após o prazo de início e o resgate só pode ser solicitado após esse prazo e acontece de acordo com a fila de solicitações.
Penalizações: a rede pode confiscar e penalizar o Staking que não seguiu as regras do protocolo. Um exemplo disso é quando o validador permanecer offline por muito tempo, falhar durante as validações ou tentar validar transações incorretas ou falsas.