Índice
Mensagem da Liderança
Introdução
Objetivo e abrangência
Nosso propósito e valores
Clientes, produtos e serviços
Vedação a práticas de cartel e de crimes contra a ordem econômica
Compromisso com a sociedade
Ambiente de trabalho
Assédio e discriminação
Saúde e segurança do trabalho
Participação política e em entidades de classe
Conflito de interesses
Investimentos Pessoais
Parentesco e relacionamento afetivo
Parceiros, fornecedores e prestadores de serviço
Brindes e Presentes
Doações e patrocínios
Eventos
Prevenção a Atos Ilícitos
Prevenção à lavagem de dinheiro e combate ao financiamento do terrorismo
Combate a fraudes
Anticorrupção
Proteção de dados, confidencialidade e integridade
Proteção de dados pessoais
Informações privilegiadas e confidenciais
Livros e Registros
Proteção e uso do patrimônio
Propriedade intelectual
Postura perante a mídia e imprensa
Programa de Integridade
Canal de Denúncia
Comitê de Ética e Conduta
Mensagem da Liderança
Na 2TM, nós prezamos pela excelência e qualidade em todas as nossas atividades. Nós acreditamos que a forma como fazemos as coisas é tão importante quanto o que fazemos. Acreditamos também que, ao fazermos o certo, do jeito certo, estamos contribuindo não apenas para um ambiente de trabalho íntegro e de respeito mútuo, mas para construirmos, juntos, uma sociedade mais justa, pacífica e inclusiva.
Nosso Código de Ética e Conduta, aprovado pelo Conselho de Administração, reúne o conjunto de valores e princípios da 2TM, que guia todas as empresas que compõem o nosso grupo (“Grupo 2TM“), em nossos relacionamentos com todos os nossos públicos de interesse – clientes, acionistas, colaboradores, prestadores de serviço, o governo, a comunidade em geral, entre outros.
Este Código estabelece padrões de integridade que vão além daqueles exigidos por lei. Neste Código, apresentamos aos nossos colaboradores, clientes e parceiros as principais diretrizes da 2TM no que diz respeito à condução de nossos negócios e ao comportamento esperado nos nossos relacionamentos.
Os valores da 2TM devem estar presentes em nossas tomadas de decisões, nos negócios e na governança corporativa. Entendemos que as ações de todos aqueles que exercem atividades por ou em nome da 2TM devem ser pautadas pelos princípios da ética, transparência, legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, probidade, eficiência, honestidade e lealdade – valores estes que estão refletidos neste Código Ética e Conduta e que ajudaram a moldar o Grupo 2TM durante todos esses anos de operação.
Caro colaborador, gostaríamos de compartilhar essa responsabilidade com você. É obrigação de cada um de nós, independente de cargo ou função, conhecer e cumprir com o disposto neste Código, bem como zelar para que todos os nossos prestadores de serviços, terceiros e prepostos também cumpram com o aqui disposto. Somos todos responsáveis por propagar os valores, princípios e diretrizes aqui apresentados.
Introdução
A 2TM Participações S.A. (“2TM”) é regida por princípios que devem orientar as condutas individuais e coletivas de seus acionistas, sócios, empregados e estagiários (todos, em conjunto, os “colaboradores”), bem como a todos os terceiros que com ela se relacionem. Assim, o nosso Código de Ética e Conduta (“Código”) visa garantir a integridade das nossas ações em todas as relações, internas ou externas, por meio de todas as empresas do Grupo 2TM. Todas as menções à “2TM” devem ser entendidas como menção a todas as empresas que compõem o Grupo 2TM.
Os princípios que regem este Código são fundamentados em nossa cultura, valores e propósitos e reforçam a importância da transparência e ética em nossa organização. A partir destes princípios, definimos diretrizes que devem orientar a conduta de todos que fazem parte da 2TM, assim como das demais empresas do grupo e públicos com os quais a 2TM se relaciona.
Objetivo e abrangência
Nosso propósito e valores
- Ética, transparência e integridade: compartilhamos todas as informações necessárias com nossos clientes, parceiros de negócios e time, de forma eficiente e clara, para que a comunicação seja sempre efetiva. Não toleramos nenhuma prática de corrupção;
- Respeito e tratamento igualitário: acreditamos na inclusão e na diversidade como essenciais para nosso sucesso e todos devem trabalhar para que nosso time e nossos clientes vejam esses valores em nossas ações. Repudiamos quaisquer práticas de assédio moral ou sexual ou qualquer tipo de discriminação;
- Inovar, sempre (de forma sustentável e com impacto positivo nas pessoas): buscamos a inovação, de forma responsável e coerente. A inovação acontece quando aprendemos com nossos erros e escutamos quem está à nossa volta. Por isso valorizamos a vontade de aprender e estamos sempre atentos ao que acontece em nosso entorno. Somos apaixonados pelo que fazemos e, por isso, buscamos construir e oferecer novos serviços e experiências, proteger o que guardamos, transformar ambientes de forma ágil e determinada, sempre com respeito às pessoas; e
- Somos diretos: buscamos nos comunicar de forma clara e objetiva e debatemos continuamente como melhorar nossas práticas, condutas que aceitamos e que não aceitamos, e como podemos transformar a relação das pessoas com ativos financeiros. Para nós, não existe assunto proibido.
Clientes, produtos e serviços
Vedação a práticas de cartel e de crimes contra a ordem econômica
Compromisso com a sociedade
Este Código aplica-se a todos os colaboradores, bem como a todos os terceiros que se relacionem com as empresas da 2TM.
A 2TM espera que todos os colaboradores, clientes e terceiros que atuem em seu nome ou em seu benefício tenham conhecimento de seus termos e coloquem em prática o presente Código de Ética e Conduta, independentemente da área, nível hierárquico ou tipo de relação comercial mantida com a 2TM.
Nosso propósito é criar uma economia digital acessível e sem fronteiras para que as pessoas sejam protagonistas de seu presente e possam tomar suas decisões financeiras.
Buscamos democratizar o acesso ao sistema financeiro digital, fornecendo a nossos clientes excelência no atendimento, nos serviços e nos produtos em uma plataforma segura, transparente e acessível. Pautamos nossas ações nos seguintes valores:
Queremos contribuir para a inclusão financeira, oferecendo produtos e conhecimento para que nossos clientes tenham mais autonomia e alternativas para a tomada de decisão de investimentos. Almejamos uma relação de longo prazo, pautada em respeito e confiança.
Todos os atuais e potenciais clientes dos produtos e serviços fornecidos pela 2TM devem receber tratamento justo e equitativo, pautado pela cortesia, eficácia, responsabilidade, ética, transparência e tempestividade.
As necessidades dos clientes e usuários devem ser identificadas a fim de garantir os produtos e serviços que melhor atendam o perfil de cada um, para uma relação comercial mais assertiva e eficiente. Sem isso, podemos perder a confiança de nosso cliente.
A 2TM não estabelece, em hipótese alguma, acordos com concorrentes no sentido de não competir, restringir negócios com fornecedores, apresentar ofertas fictícias no âmbito de propostas ou repartir clientes, mercados ou territórios, ou visar, de qualquer outra forma, a obter vantagem competitiva. Além disso, a 2TM não deve obter e usar informações confidenciais de concorrentes.
Da mesma forma, é expressamente proibido fornecer a quaisquer terceiros informações estratégicas da 2TM, confidenciais ou, sob qualquer outra forma, prejudiciais aos negócios.
Os colaboradores devem ter cautela especial em reuniões, trocas de e-mails e discussões em associações de classes e sindicatos que congreguem empresas concorrentes, a fim de evitar estar presente e envolvido em troca de informações sensíveis, tais como preço, estratégia de mercado, clientes, entre outras. Caso o colaborador esteja presente em uma reunião em que se iniciem discussões sobre informações sensíveis tais como as mencionadas, o colaborador deve manifestar sua discordância quanto à discussão do tema, pedir para constar em ata e se retirar da reunião. A ocorrência deve também ser reportada ao gestor e ao Departamento Jurídico.
Os colaboradores devem evitar almoços, jantares e outras reuniões/encontros com concorrentes. Caso não seja possível evitar tais encontros, em nenhuma hipótese deve ser mencionada qualquer informação sensível acerca da 2TM, como preço, estratégias de negócio, planos estratégicos futuros, cliente, entre outras.
Nossas ações e decisões consideram os impactos não apenas em nossos colaboradores, prestadores de serviços, fornecedores e clientes, mas também na sociedade. Incorporamos em nosso dia a dia práticas que consideram fatores ambientais, sociais e de governança (ASG ou ESG) porque acreditamos nesses temas como ferramenta de trabalho e fontes de geração de valor.
Todos os colaboradores devem respeitar os direitos humanos em todas as suas formas, o meio ambiente e a sociedade civil, observando as normas vigentes. Não toleramos nenhuma prática de trabalho infantil e trabalho análago a escravo e exigimos o mesmo padrão de nossos parceiros e fornecedores.
Nos preocupamos com relação aos impactos que eventualmente nossas atividades possam gerar à sociedade e na vida de nossos clientes. Assim trabalhamos para que o mercado seja mais transparente, íntegro, acessível e inclusivo. Da mesma forma, estamos engajados em trazer informações práticas, claras e objetivas aos nossos clientes e à sociedade.
Ambiente de trabalho
A cooperação e o trabalho em equipe são os grandes aliados da nossa cultura e reforçam a preocupação da 2TM com um ambiente saudável, inclusivo e harmonioso. O relacionamento com os nossos integrantes é acolhedor, baseado no respeito e na igualdade de direitos. É dever de todos zelar por esse ambiente e ser exemplo desta conduta.
Respeitamos a liberdade individual e tratamos com dignidade cada indivíduo, proporcionando oportunidades de crescimento profissional e pessoal a todos.
Nossas relações são baseadas na liberdade de pensamento e de expressão, no direito à vida e à segurança e na igualdade de direitos. Qualquer menção a instituições e pessoas deve ser realizada de maneira fidedigna e livre de preconceitos ou intenções maliciosas.
Incentivamos todos a irem além das expectativas e de seu desempenho, contribuindo para um ambiente inovador, que se reflete em produtos e serviços diferenciados e reconhecidos por nossos clientes.
A liderança deve incentivar o desenvolvimento profissional de todos os colaboradores, assegurando um ambiente adequado para a sua evolução e visando à excelência de nossas atividades.
Assédio e discriminação
Saúde e segurança do trabalho
Participação política e em entidades de classe
O respeito ao próximo é um valor da 2TM e, por isso, não toleramos qualquer tipo de assédio ou discriminação seja em função de cor, raça, nacionalidade, credo, gênero, orientação sexual, idade, posição política ou qualquer outro tipo de condição.
Assédio moral é toda e qualquer conduta abusiva que intencionalmente atinge a dignidade física ou psíquica de uma pessoa, podendo ocorrer por meio de comentários ofensivos, constrangimento público ou agressividade desmedida.
Assédio sexual é coagir alguém com a finalidade de obter vantagem ou favorecimento sexual, assim como piadas ou brincadeiras com conotação sexual, podendo ser cometido pelo superior ou por colegas do mesmo nível hierárquico ou inferior.
Todo tipo de assédio e discriminação deve ser coibido e imediatamente comunicado ao Canal de Denúncias para que seja realizado o adequado tratamento.
A integridade e a saúde física e mental dos colaboradores é muito importante para a 2TM. O ambiente de trabalho deve assegurar o bem-estar de todos ao exercerem as suas atividades. É importante lembrar que essa é uma responsabilidade de todos: além de adotar uma conduta favorável a um ambiente mental e emocionalmente saudável, precisamos atender integralmente às exigências legais e orientações das autoridades e da 2TM relativas à segurança e à saúde. Essa é uma conduta que esperamos de todos, inclusive de nossos fornecedores e prestadores de serviços.
Respeitamos a pluralidade política de nossos colaboradores e acreditamos que o debate político é saudável, na medida em que promove a democracia e a diversidade de ideias. Além disso, todo cidadão tem o direito de se candidatar a cargos políticos e nós respeitamos essa decisão.
Entendemos que a opção partidária é individual e, por isso, mantemos postura apartidária e incentivamos a mesma imparcialidade em nosso ambiente de trabalho. Com o objetivo de mantermos esta neutralidade, não permitimos a distribuição de material político-partidário em nossos ambientes físicos ou virtuais.
A 2TM não realiza contribuições a candidatos, políticos e partidos políticos. Não é permitido usar recursos da 2TM para alcançar objetivos políticos nem usar a posição que ocupa como alavanca para esses interesses. Caso colaboradores concorram a cargos políticos, após a comprovação da candidatura, deverão se afastar da 2TM, sem direito a remuneração, durante o período entre o registro de sua candidatura perante à Justiça Eleitoral e o dia seguinte ao da eleição. Não obstante, caso sejam eleitos, os colaboradores deverão ser desligados das atividades da 2TM.
A participação de colaboradores como representantes da 2TM em comitês diretivos de entidades representativas de classe e afins e associações deve ser previamente aprovada ou designada pela respectiva Diretoria Executiva.
Conflito de interesses
Existe uma situação de conflito de interesses quando interesses particulares, sejam pessoais ou de grupos, podem se chocar e se sobrepor aos interesses da 2TM. Nesse caso, a isenção das nossas ações pode ficar comprometida e colocar em risco a reputação da 2TM.
Entende-se como interesse a possibilidade de obtenção de qualquer vantagem para si, seja ela material ou não, assim como para familiares, amigos ou contrapartes com quem o profissional tenha relações políticas, pessoais ou comerciais.
Nesse sentido, não toleramos a obtenção de benefícios individuais com o uso do nome e dos recursos financeiros, físicos ou humanos da 2TM. Tampouco aceitamos a manipulação de concorrências na seleção de fornecedores, clientes e parceiros de negócios a partir de critérios pessoais.
Não consideramos conflitos de interesse casos em que nossos colaboradores exerçam outras atividades profissionais ou sociais, desde que não afetem o seu desempenho, conflitem com os nossos negócios ou utilizem nossa marca, informações ou recursos.
Caso identifique situações de conflito de interesses, comunique imediatamente a sua liderança imediata e/ou a área de Compliance ([email protected]) ou faça um relato em nosso Canal de Denúncia.
Investimentos Pessoais
Parentesco e relacionamento afetivo
Parceiros, fornecedores e prestadores de serviço
Brindes e Presentes
Doações e patrocínios
Eventos
Em conformidade com a regulamentação aplicável e as melhores práticas do mercado, a 2TM possui uma Política de Investimentos Pessoais que garante um tratamento igualitário a todos os colaboradores e terceiros, buscando resguardar os interesses dos nossos stakeholders.
Compreendemos que as relações de trabalho podem ser o porto para a construção de relações de amizade e de outros laços afetivos. Porém, consideramos que pode existir conflito de interesses quando as relações de parentesco ou afetivas possuírem subordinação direta, devendo ser comunicadas à área de Compliance e os profissionais envolvidos se abster da tomada de decisão que possa afetar o desenvolvimento profissional do outro na 2TM.
Considera-se como parentes os cônjuges e companheiros, bem como todos aqueles em linha reta, portanto, ascendentes e descendentes, além daqueles em linha colateral até o quarto grau, ou seja, irmãos e primos (estes últimos ordinariamente conhecidos como “primo direto ou de primeiro grau”). Considera-se ainda o parentesco pelo vínculo da afinidade, assim entendido aquele entre o sujeito e os ascendentes, descendentes e irmãos de seu cônjuge ou companheiro.
Exigimos de todos os nossos terceiros as mesmas posturas ética e profissional que demandamos de nossos colaboradores. Os valores e a credibilidade de nossos terceiros são importantes para nós. Por isso, antes de estabelecer qualquer aquisição de produtos, contratação de serviços, estabelecimento de parcerias comerciais e patrocínios, realizamos uma avaliação criteriosa e objetiva, a fim de verificar se atende às nossas exigências previamente à contratação.
A seleção e as decisões de compras e comercialização devem ser objetivas e baseadas nos melhores interesses de negócios da 2TM, avaliando os custos, cumprimento das exigências técnicas, capacidade de entrega esperada, qualidade e outros fatores relevantes e rejeitando qualquer tentativa ou mesmo aparência de favorecimento.
As negociações devem ser conduzidas de uma forma profissional e em conformidade com as políticas internas.
Somos muito cuidadosos quando o tema é brindes e presentes, para que não haja nenhum conflito de interesses (ou aparência de) nem violação de alguma lei ou norma sobre corrupção.
Como regra geral, nenhum colaborador deverá solicitar, oferecer ou aceitar brindes, presentes e convites, independentemente da época ou motivo, que tenham como objetivo influenciar ou recompensar decisões de negócio, troca de favores ou vantagens indevidas.
A 2TM realiza doações ou patrocínios de forma transparente e responsável, mediante a prévia análise de donatários e patrocinados e o adequado registro em seus livros contábeis.
É proibido realizar qualquer doação ou patrocínio em troca de favorecimento ou vantagem indevida, ou que tenham como finalidade suborno ou a intenção de obter tratamento preferencial, que possam gerar conflito de interesses, ou buscando influenciar a decisão de um agente governamental, ou que, de qualquer forma, viole as disposições da Lei Anticorrupção, bem como outras leis brasileiras e demais regras e procedimentos internos da 2TM.
Eventos organizados ou patrocinados por qualquer empresa do Grupo 2TM podem ser parte importante de nossa missão institucional e estratégia comercial, seja para disseminação de conhecimento, estreitamento de relações com outras empresas ou instituições e fortalecimento das marcas.
Os eventos, que podem consistir em seminários, workshops, eventos publicitários e outros de cunho cultural e educacional, devem ser organizados de maneira a não dar aos participantes a impressão de que sejam obrigados a conceder algum tipo de vantagem indevida à 2TM ou que possam afetar a independência dos participantes. Os valores que despendemos a estes eventos devem ser adequados à situação e compatíveis com aqueles praticados pelo mercado.
Jantares, almoços e eventos de entretenimento devem ser realizados exclusivamente para aprimorar as relações institucionais da 2TM e não podem, de nenhuma forma, comprometer ou dar a impressão de comprometimento da nossa imparcialidade em decisões comerciais, políticas, administrativas ou judiciais.
Ao aceitar cortesia para participar de eventos, congressos, ou fóruns empresariais para divulgação da marca, produtos, serviços, tecnologia e técnicas, compartilhamento de conhecimentos e networking, além de eventos esportivos, culturais ou artísticos patrocinados por terceiros, a 2TM deve, preferencialmente, arcar com os custos de viagens, transporte local, hospedagens e alimentação.
Prevenção a Atos Ilícitos
Na 2TM atuamos com diligência nos nossos processos e controles internos para evitar possíveis relacionamentos indesejáveis. Assim, asseguramos o cumprimento das exigências legais, bem como das melhores práticas do mercado para coibir a utilização de nossos serviços em práticas ilícitas.
Prevenção à lavagem de dinheiro e combate ao financiamento do terrorismo
Combate a fraudes
Anticorrupção
A lavagem de dinheiro é o processo que tem por finalidade esconder a origem de recursos ilícitos, integrando-os ao fluxo comercial, com o objetivo de legitimar tais recursos. Não admitimos nenhuma prática que vise a ocultar ou dissimular a origem, a localização, a disposição, a movimentação ou a propriedade de bens,
direitos ou valores provenientes, direta ou indiretamente, de infrações penais.
Terrorismo são atos violentos realizados por pessoas ou grupos, com a finalidade de causar medo e danos a um Estado ou uma nação. Instituições financeiras podem ser utilizadas como meio para financiamento desses atos. Por isso, a 2TM possui processos e controles para evitar que seus produtos e serviços sejam utilizados para essas práticas.
Assim, a 2TM solicitará todas as informações relevantes para fins de cadastro de seus clientes e zelará pelo constante monitoramento das transações realizadas pelos clientes cadastrados em sua base de modo a prevenir, remediar e combater situações atípicas.
Diante da existência de qualquer indício de lavagem de dinheiro ou do financiamento ao terrorismo, devemos comunicar, imediatamente, a área de Compliance.
Consideramos fraude qualquer conduta praticada mediante o emprego de artifício, ardil ou outro meio inidôneo, com o propósito de dissimular fatos ou obter vantagem indevida, como: falsificar documentos, marcas e produtos; adulterar resultados para o ganho próprio; e utilizar procedimentos que violem leis fiscais. Os colaboradores têm o dever de reportar imediatamente quaisquer sinais ou suspeitas de fraudes nos canais de denúncias disponíveis, conforme item 7.1.
Mantemos uma estrutura de políticas, aculturamento e conscientização de modo a prevenir a ocorrência de atos ilícitos, sempre observando as melhores práticas nacionais e internacionais no que tange à prevenção, à remediação e à punição de atos de corrupção.
Em nossos relacionamentos com pessoas ou órgãos da Administração Pública devemos adotar cuidados adicionais para evitar que qualquer conduta seja mal interpretada.
Devemos sempre atender a Administração Pública dentro dos prazos e nos limites impostos pela lei. Proibimos veementemente qualquer tentativa de dificultar a investigação ou fiscalização de órgãos, entidades ou agentes públicos, ou de intervir em sua atuação. Sempre procure apoio do nosso Jurídico antes de cumprir qualquer determinação de autoridade judicial ou administrativa ou que fuja das práticas já adotadas pela 2TM.
Temos o dever de atuar no sentido de promover um ambiente íntegro e ético.
Em nenhuma hipótese é permitido prometer, oferecer ou dar dinheiro, independentemente do valor, ou qualquer outro tipo de vantagem, a fornecedor ou qualquer outra pessoa ou entidade pública ou privada com a qual a 2TM se relacione.
Proteção de dados, confidencialidade e integridade
A 2TM, pautada na busca de relacionamentos íntegros, desenvolveu e implementou sistemas, processos e controles internos que asseguram a proteção e a adequação dos dados que trata e das suas informações.
Proteção de dados pessoais
Informações privilegiadas e confidenciais
Livros e Registros
Proteção e uso do patrimônio
Propriedade intelectual
Postura perante a mídia e imprensa
Cumprimos integralmente a regulamentação aplicável e adotamos as melhores práticas do mercado, realizando o adequado tratamento dos dados pessoais dos nossos clientes, potenciais clientes, colaboradores e terceiros, assegurando os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade.
Afirmamos o compromisso de utilizar apenas os dados pessoais mínimos necessários especificamente para o propósito designado, atendendo às medidas de segurança técnicas e operacionais imprescindíveis para a sua proteção.
É nosso dever zelar pela proteção das nossas informações e assegurar que não sejam divulgadas sob qualquer pretexto ou usadas para obter qualquer tipo de vantagem indevida ou favorecimento pessoal, independente do meio, seja digital ou físico. Para tanto, adotamos rígidas normas e padrões de segurança da informação.
Quaisquer informações relativas a ato ou fato relevante, vendas de ativos, metas, indicadores, estratégias, performance, planos, dados, dentre outras, às quais os colaboradores e demais membros da 2TM tenham acesso em razão do cargo ou posição que ocupam, até sua divulgação oficial, pública e por pessoa autorizada pela 2TM, devem ser absolutamente preservados com total sigilo e confidencialidade.
Devemos buscar o compromisso de pessoas naturais ou jurídicas, que possuam acesso aos dados ou informações da 2TM, de zelar pela segurança das informações, garantindo que sejam armazenadas, processadas e transmitidas somente em ambientes seguros. É vedado compartilhar ou enviar qualquer informação confidencial, estratégica e do negócio utilizando meios particulares, como e-mail, pen drive, armazenamento em nuvens, entre outros recursos não aprovados pela 2TM e sem a adequada classificação da informação. Esse cuidado também vale para o compartilhamento de informações via mídias sociais e, verbalmente, em locais públicos como ônibus, restaurantes, bares, aeroportos, aviões, estádios, táxis, entre outros.
Os colaboradores devem respeitar e guardar sigilo, mesmo após o desligamento da 2TM, sobre as transações, dados e informações da 2TM e das demais partes interessadas. Todas as informações recebidas de clientes ou quaisquer terceiros em razão de relações comerciais devem ser mantidas sob confidencialidade.
Deve ocorrer constante monitoramento da proteção ao sigilo das informações fornecidas pelos clientes no âmbito de relações comerciais.
A 2TM segue os mais rigorosos princípios e padrões contábeis para relatar informações financeiras de forma precisa, completa e atualizada, e tem controles e processos internos apropriados para garantir que a contabilidade e a elaboração de relatórios financeiros estejam em conformidade com a legislação. Os colaboradores devem cumprir as determinações legais e apoiar os esforços da 2TM para o cumprimento destas determinações.
A integridade dos registros financeiros da 2TM é fundamental para a operação de seus negócios e isso é a chave para a manutenção da confiança dos nossos investidores e clientes. Deve-se garantir que todas as transações sejam devidamente registradas, classificadas e resumidas de acordo com as práticas contábeis da 2TM.
Nenhum colaborador pode inserir ou remover informações nos livros ou registros da 2TM de forma que intencionalmente esconda, engane ou disfarce a verdadeira natureza de qualquer transação ou resultado financeiro ou não financeiro.
Os colaboradores envolvidos na elaboração de relatórios financeiros devem sempre fornecer uma divulgação completa, justa, precisa, oportuna e compreensível em relatórios e documentos que a 2TM arquiva ou submete a investidores, agências governamentais, autoridades fiscais e outras comunicações públicas.
A 2TM mantém investimento em infraestrutura adequada, seja mobiliária ou em equipamentos. Usamos esse patrimônio exclusivamente para fins profissionais e preservamos para que não ocorra depreciação ou mau uso. Os ativos e recursos da 2TM não devem ser utilizados para a obtenção de vantagens ilícitas ou indevidas, pessoais ou para terceiros, direta ou indiretamente.
O acesso à internet e ao telefone, bem como o uso de e-mails, software, hardware, equipamentos e outros bens da 2TM devem ser restritos à atividade profissional e utilizados para fins particulares com bom senso, moderação e em casos de emergência.
A 2TM tem por direito acesso aos registros de uso de internet, e-mail e informações armazenadas nos computadores e telefonia móvel e fixa da 2TM. Nenhum colaborador deve ter expectativa de privacidade quanto ao conteúdo das mensagens e informações armazenadas ou transitadas nos equipamentos de propriedade da 2TM. Todos os colaboradores devem zelar pelos recursos, instalações, equipamentos, máquinas, móveis, veículos, entre outros materiais de trabalho que lhes sejam fornecidos pela 2TM para o exercício de sua função.
A propriedade intelectual é um bem intangível e estratégico para a empresa. Entendemos como propriedade intelectual marcas, inovações, aperfeiçoamentos, processos, produtos, projetos, modelos, informações, ideias, know-how, formulações ou qualquer outra atividade de cunho não material desenvolvida na empresa ou por contratação dela. Todos os direitos patrimoniais referentes aos bens da propriedade intelectual que venham a ser criados, direta ou indiretamente pelos membros da 2TM, no âmbito de sua atuação e atividade, mesmo que suas funções não guardem relação com o desenvolvimento de pesquisas ou invenções, são, de forma gratuita, de propriedade exclusiva da 2TM.
Todos os colaboradores da 2TM devem garantir a proteção e os direitos de propriedade intelectual própria ou de terceiros que estejam em poder da 2TM.
A 2TM é uma empresa nacional de referência em assuntos ligados à sua área de atuação. Por isso, temos presença constante na mídia, redes sociais e internet, divulgando os nossos produtos e inovações nas ocasiões mais propícias.
O relacionamento com a imprensa e mídias é administrado pela área de Relações Institucionais. Esta área define ou autoriza divulgações oficiais “em nome da 2TM”. Por isso, ao receber perguntas ou solicitações de informações, por jornalistas ou profissionais da mídia, não responda sem antes entrar em contato com a área de Relações Institucionais.
Os colaboradores que utilizarem redes sociais devem se cadastrar em nome próprio por meio de recursos particulares e se manifestar sempre em nome próprio. No entanto, ressaltamos que ao utilizarem plataformas profissionais, a vinculação à 2TM é mais evidente e por isso solicitamos cautela na manifestação, preferencialmente compartilhando ou comentando conteúdos previamente publicados pela 2TM.
Programa de Integridade
Canal de Denúncia
Comitê de Ética e Conduta
O Contato Seguro é o nosso sistema que recepciona e analisa todas as denúncias relacionadas a possíveis práticas ilícitas envolvendo a 2TM. A ferramenta é disponibilizada tanto para os públicos interno quanto externo, garantindo a confidencialidade, segurança, imparcialidade e, caso o denunciante assim solicite, o anonimato.
Telefone: 0800 800 6262
Website:
www.contatoseguro.com.br/pt/2tm/Os nossos ouvidores estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. Fique tranquilo pois, em caso de anonimato, nem mesmo o Comitê de Ética e Conduta terá acesso à sua identificação.
É nosso dever informar casos e suspeitas de descumprimento deste Código ou de qualquer outra Política ou Lei. A 2TM garante o sigilo, preservação da identidade do manifestante e total anonimato das denúncias enviadas.
A 2TM proíbe a retaliação contra qualquer pessoa que denuncie, participe ou colabore com qualquer investigação. Se você acredita que está sofrendo retaliações, faça uma nova denúncia em nosso canal.
A gestão deste Código é de responsabilidade do Comitê de Ética e Conduta (“Comitê”), que tem como função assegurar a compreensão deste documento, bem como gerenciar as manifestações contra os princípios e valores da 2TM. Além disso, cabe ao Comitê a deliberação sobre os casos de desvios de conduta e as ações disciplinares, conforme a gravidade da situação.