Política de Segurança da Informação

Introdução

Objetivo

A presente Política estabelece as diretrizes e responsabilidades adotadas pela MB Guild. Todas as menções à "MB Guild" devem ser entendidas como menção a todas as empresas que compõem o Grupo 2TM. Essa política visa garantir os mais elevados padrões de segurança, controle e gestão de riscos de segurança, e de governança no tratamento de informações armazenadas, processadas e transmitidas nos ambientes físico e virtual da MB Guild, provendo orientação e apoio de acordo com os requisitos do negócio e com as leis e regulamentações relevantes, de modo a:

  1. preservar a confidencialidade, disponibilidade, integridade, sigilo e autenticidade das suas informações;
  2. orientar quanto ao uso adequado de seus ativos e proteger as atividades finalísticas e a gestão da MB Guild;
  3. estabelecer medidas técnicas e administrativas capazes de proteger as informações, inclusive dados pessoais, contra acessos não autorizados e de situações acidentais ou ilícitas envolvendo a destruição, perda, alteração, comunicação ou vazamento de informação; e
  4. nortear a definição de procedimentos específicos de controles e processos para a gestão dos riscos de segurança da informação. Levou-se em conta na elaboração desta política o porte, o perfil de risco e o modelo de negócio da MB Guild, assim como as legislações, as diretrizes e as melhores práticas aplicáveis.

Aplicabilidade

A Política de Segurança da Informação é aplicável a todos os colaboradores, consultores, incluindo aqueles de entidades externas ou outras entidades e/ou pessoas que acedam aos sistemas e tecnologias de informação e comunicações da MB Guild.

É indispensável assegurar que todos, independentemente do seu nível hierárquico, função e/ou vínculo contratual ou outros contratados pela MB Guild tenham conhecimento desta política e acesso adequado à informação necessária para o desempenho das suas funções, sendo exigido destes o respeito pelos controles de segurança implementados e o cumprimento dos aspectos de integridade, confidencialidade e disponibilidade da informação, sendo estes, responsabilidade de todos.

É de propriedade da MB Guild toda a informação gerada ou tramitada por meio dos seus recursos.

Toda informação de propriedade ou custodiada pela MB Guild:

  • Somente deve ser utilizada pelos colaboradores ou terceiros contratados para fins profissionais ou, em outros casos, com autorização formal da MB Guild, emanada por instância competente para fazê-lo;
  • Deve ser classificada segundo critérios definidos;
  • Deve ser protegida contra a modificação, destruição ou divulgação não autorizada, e principalmente quanto ao acesso de pessoas não autorizadas ou que não tenham direito ao seu conhecimento;
  • Deve ser armazenada, por tempo determinado pela empresa e/ou legislação vigente, e recuperada somente quando for necessária;
  • Esta política aplica-se a todas as informações coletadas, criadas, recebidas, armazenadas, processadas, transmitidas ou impressas, com o auxílio de qualquer sistema, meio de transmissão ou de armazenamento, por colaboradores e terceiros, devendo estar disponível a todo tempo a todos tais colaboradores e terceiros, aos quais caberão ler atentamente e aceitar todo o seu conteúdo antes de obter acesso a qualquer ativo ou informação da MB Guild;
  • As informações poderão envolver também dados pessoais, ocasião em que deverão ser observadas, além das diretrizes aqui presentes, a Política Interna sobre Tratamento de Dados Pessoais e a legislação aplicável à proteção de dados pessoais, incluindo a LGPD.

Diretrizes

Para fins desta Política ficam estabelecidas as seguintes diretrizes gerais:

  1. Devem ser definidas métricas e indicadores a fim de controlar, auditar e aumentar o nível de maturidade e conformidade da MB Guild em segurança da informação.
  2. Comprometimento: Todos os colaboradores, consultores e prestadores de serviço da MB Guild, em qualquer vínculo, função ou nível hierárquico, são responsáveis pela proteção e guarda dos ativos tecnológicos e informações dais quais são usuários, dos ambientes físicos e tecnológicos que possuam, respeitando as Políticas e controle implantados.
  3. Gestão de Riscos de Segurança: A área de Segurança da Informação deve apoiar com recomendações de controles e proteções de segurança cibernética no desenvolvimento de novos produtos e serviços da MB Guild, bem como na avaliação de riscos, buscando identificar ameaças e impactos sobre os ativos de informação. Os riscos devem ser avaliados e administrados conforme requisitos especificados em normas e nos controles de proteção. Todos os processos, produtos e serviços desenvolvidos, que possam comprometer a segurança da informação, devem ser submetidos a processo de avaliação e tratamento de riscos, antes que sejam adquiridos, implementados e disponibilizados para garantir o grau de segurança adequado para a MB Guild.
  4. Gestão de Continuidade de Negócio: A MB Guild deve implementar planos de continuidade dos negócios documentados, testados e revisados periodicamente, de forma que seus serviços essenciais e relevantes sejam devidamente identificados, contemplando os mecanismos de Segurança da Informação estabelecidos nos ambientes de produção.
  5. Classificação e Tratamento da Informação: Todas as informações e os respectivos recursos tecnológicos que as suportam devem ser classificados de acordo com grau de sigilo e receber o tratamento que garanta a proteção durante todo o ciclo de vida.
  6. Gestão de Acessos: O acesso aos ambientes físicos e lógicos da MB Guild deve ser controlado, registrado e monitorado, com base nos princípios da necessidade de conhecer e do privilégio mínimo para o desempenho das atividades profissionais para garantir que as informações não sejam divulgadas, modificadas, excluídas ou tornadas indisponíveis indevidamente. Todos os dados e aplicações deverão ser acessados através de equipamentos corporativos a fim de assegurar a confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações. É vedado o acesso de qualquer aplicação ou dado através de equipamentos que não se enquadrem neste contexto.
  7. Gestão de Incidentes: Todos os colaboradores, consultores e prestadores de serviço da MB Guild, em qualquer vínculo, função ou nível hierárquico têm a obrigação de reportar imediatamente quaisquer incidentes de segurança que tomaram conhecimento, de modo que possam ser registrados, avaliados e tratados pelo Time de Resposta a Incidentes (CSIRT) de acordo com o Plano de Resposta a Incidentes(PRI).
  8. Auditoria e Conformidade: A MB Guild reserva-se o direito de auditar periodicamente a prática de segurança da informação e comunicações, de forma a avaliar a conformidade das ações de seus colaboradores, consultores e prestadores de serviço em relação ao estabelecido pela Política de Segurança da Informação e Comunicações da Empresa e pela legislação aplicável.
  9. Monitoramento: A MB Guild reserva-se o direito de monitorar o acesso e utilização de recursos em seus ambientes físicos, assim como dos recursos corporativos disponibilizados aos colaboradores de forma que ações indesejáveis ou não autorizadas sejam detectadas proativamente e posteriormente tratadas.
  10. Treinamento e Conscientização: Um programa de conscientização, avaliação, educação e treinamento em Segurança da Informação, com o objetivo de disseminar a cultura de segurança da informação na MB Guild e avaliar o nível de maturidade e conhecimento dos colaboradores em relação aos temas ministrados, é essencial para garantir os objetivos desta Política.
  11. Desenvolvimento Seguro: Todo o ciclo de vida do desenvolvimento dos softwares da MB Guild deve seguir as melhores práticas de desenvolvimento a fim de produzir softwares seguros, buscando mitigar o surgimento de vulnerabilidades de segurança.
  12. Segurança de Redes: Todos os colaboradores da MB Guild devem acessar os recursos e sistemas utilizando redes físicas da empresa ou redes privadas com autenticação. A comunicação via rede dos recursos corporativos são monitorados e podem sofrer bloqueios de ameaças via ferramentas de monitoramento.
  13. Contratação de serviços terceirizados: deve-se assegurar que a parte contratada, e eventual(is) subcontratada(s) e/ou subordinada(s) cumpram os requisitos mínimos de governança cibernética no âmbito do gerenciamento de risco operacional.

Privacidade

  1. A MB Guild respeita a privacidade dos dados pessoais dos seus colaboradores, consultores, prestadores de serviço e clientes.
  2. Em proteção à Privacidade, somente dados necessários conforme finalidade ou legalmente exigidos para desempenho eficaz da Empresa e cumprimento de obrigações legais são solicitados e retidos ou divulgados em atendimento à legislação específica.

Recomendações de Segurança para Clientes

O MB possui ações de conscientização de Segurança públicas para clientes e que são transmitidas através de posts nas redes sociais oficiais, push de e-mail ou através do Guia de Segurança.

As ações de conscientização tem como objetivo ensinar boas práticas básicas de Segurança da Informação e alertar sobre novos tipos de golpes, de forma que nossos clientes possam ter ações preventivas em seus dispositivos pessoais e credenciais antes de acessar a nossa plataforma.

Canais de Comunicação de Segurança

A MB Guild possui dois canais públicos dedicados a segurança da informação, são eles:

[email protected] - Canal público para receber denúncias sobre problemas de segurança na estrutura, sistemas e ambiente do MB.

[email protected] - Canal público para receber denúncias de fraudes eletrônicas envolvendo, citando ou tentando se passar por qualquer empresa da MB Guild.

Nossos Anexos

Política de Gestão de Riscos Corporativos

Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro