Suporte
Serviços com atraso
Para obter ajuda para problemas ou dúvidas, entre em contato por email:

suporte@mercadobitcoin.com.br

horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira: 7hs às 23hs
Sábado, Domingo e feriados: 9hs às 19hs

Antes de nos escrever, será que você não encontra a resposta para sua dúvida abaixo?


  1. O que é Bitcoin?

    Bitcoin é uma moeda digital que pode ser usada como meio de pagamento de uma forma completamente inovadora. Os Bitcoins são controlados por uma rede de ponto a ponto(peer-to-peer ). Isso significa que ele não é centralizada, nem tem uma empresa ou governo controlando, de forma semelhante a própria internet e já é mercado que movimenta bilhões de dólares.

    Saiba mais assistindo o vídeo no link a seguir: O que é Bitcoin?

  2. Como funciona o Mercado Bitcoin?

    Nosso site funciona como um intermediador entre compradores e vendedores de moedas digitais. O preço praticado nas transações que acontecem em nosso site é dado pela livre negociação entre nossos clientes. Você pode comprar e vender na hora em que quiser.

    Nós somos uma empresa registrada como prestadora de serviços, sob o nome de MERCADO BITCOIN SERVIÇOS DIGITAIS LTDA., inscrita no CNPJ sob n.º 18.213.434/0001-35, informações que constam no Termo de Uso do site. Mensalmente, nós emitimos nota fiscal eletrônica das comissões referentes às transações realizadas no período. Não cobramos nenhuma mensalidade.

    Você pode conhecer mais sobre os sócios do Mercado bitcoin em: Quem Somos

  3. Como é calculado do preço do Bitcoin?

    O preço é definido pelos compradores e vendedores que negociam no site. O preço exibido na tela inicial do site, é o preço do último negócio realizado entre um comprador e um vendedor dentro de nossa empresa. O Mercado Bitcoin apenas faz a intermediação da compra e venda dos bitcoins.

  4. Como me cadastro no Mercado Bitcoin?

    Para se cadastrar em nosso site basta clicar na opção "Cadastre-se" ou na "Crie sua conta grátis", que ficam na tela inicial do Mercado Bitcoin. Depois é só preencher as informações solicitadas e confirmar seu cadastro. Leva menos que dois minutos para se cadastrar.

  5. É possível cadastrar a minha empresa no Mercado Bitcoin? Qual o procedimento?

    Sim, é possível cadastrar sua empresa. Para liberarmos o cadastro no Mercado Bitcoin, necessitamos que você envie, via e-mail, o contrato social da empresa e um documento com foto e número do CPF da pessoa que vai realizar as operações.
    A pessoa deve estar autorizada a responder pela empresa no contrato social.
    O e-mail para envio é do nosso Suporte que está disponível no topo dessa página.

  6. Como crio meus endereços de Bitcoin?

    Os seus endereços de Bitcoin dentro do site do Mercado Bitcoin estão em na tela incial, no link "ENDEREÇOS / DEPÓSITOS". Você já possui um endereço Bitcoin que foi criado quando você se cadastrou, mas você pode criar outros clicando no Botão "+ Novo Endereço" dentro desta mesma tela.

  7. O que é o Authy ou Google Authenticator, como cadastrar e como desabilitar?

    O "Authy" ou "Google Authenticator" são aplicativos para celular que geram um número aleatório a cada 30 segundos. Esse número (token) é utilizado no momento do login, uma etapa de segurança adicional para você acessar o site do Mercado Bitcoin.

    A autenticação em dois passos é recomendada, pois aumenta muito a segurança de sua conta no Mercado Bitcoin. Para saber mais sobre o Google Authenticator, indicamos este breve texto: http://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/s/google-authenticator.html

    Caso queira usar autenticação em 2 passos, basta se logar no site do Mercado Bitcoin, clicar em seu nome no canto superior direito, e em Configurações. Aparecerá à sua direita o menu com a opção de "Autenticação em dois passos".

  8. O que é PIN de segurança e como gerar um novo?

    O PIN de segurança é um código numérico. É solicitado para fazer a confirmação de algumas transações do site. Esse recurso aumenta ainda mais a segurança da sua conta. Ele restringe a realização de operações fraudulentas por pessoas não autorizadas.
    Para gerar um PIN entre aqui. Você receberá um link no email com validade de 1 dia. Uma vez aberto, mostra o seu código PIN. A forma mais segura de armazenar é memorizar o seu PIN e gerar outro em caso de esquecimento, uma vez que o link deixará de funcionar alguns minutos após aberto por motivos segurança.

  9. Como me tornar um cliente VIP e quais as vantagens?

    Ser cliente VIP é grátis. Tornando-se VIP, você poderá realizar depósitos via transação eletrônica (DOC, TED, transferência entre contas) e terá acesso a limites maiores sem nenhum custo.

    Envie uma cópia digital FRENTE e VERSO, em um único arquivo, de um documento oficial contendo sua foto. Preferencialmente, envie cópia de sua carteira de habilitação (damos prioridade à conferência de CNH). Na falta dela, pode ser o RG, Identidade funcional, ou RNE para estrangeiros. O arquivo pode ser uma foto LEGÍVEL com celular ou máquina fotográfica, cópia com scanner, PDF, ou outro tipo de imagem.

    Torne-se VIP aqui.

  10. Como faço para ter saldo em reais no Mercado Bitcoin?

    Quando estiver logado no site, basta que você clique em "Depósitos" à sua esquerda, crie um "Aviso de Depósito" informando o valor que pretende depositar e em qual banco fará o depósito. Então, clique no botão "Enviar".

    Você receberá as instruções, incluindo o número da conta por e-mail.

    Atenção: Se você pretende fazer uma transferência bancária é necessário se tornar cliente VIP. Apenas serão aceitas transferências bancárias de contas da mesma titularidade do CPF/CNPJ do cadastro do usuário.
    Torne-se VIP, é grátis..

    Após fazer o depósito, você precisa retornar ao site e anexar uma cópia do comprovante da transferência. Esta cópia, pode ser um arquivo, ou uma foto com celular ou tirada com scanner.

    No caso de depósitos em dinheiro na boca do caixa ou em caixas eletrônicos é necessário que você tire uma foto segurando o comprovante de depósito ao lado de seu rosto.

  11. Efetuei o depósito, e agora? Como devo proceder?

    Depois de efetuar o depósito você precisará voltar ao site e anexar o comprovante da transação para que o crédito em reais seja disponibilizado em sua conta do Mercado Bitcoin.

    Para anexá-lo clique no botão "Depósito". O Aviso de depósito que você criou estará disponível, agora basta anexar a cópia do comprovante.

    Lembramos que, a compra de suas moedas não ocorre automaticamente, quem fará a compra será você mesmo, na hora que você desejar.

  12. Quais as formas de pagamento no Mercado Bitcoin?

    Clientes VIP podem fazer depósitos em dinheiro ou transação eletrônica (DOC, TED, transferência entre contas)

    Clientes Não VIP podem fazer apenas depósitos em dinheiro e há um limite nas últimas 24 horas menor do que o cliente VIP.

    ATENÇÃO: Não serão aceitos pagamentos em cartão de crédito, boleto bancário ou cheques.

    Você pode conferir todos os limites em Comissões, Prazos e Limites

  13. Em quanto tempo meu saldo em reais estará disponível para negociações no site?

    Em dias úteis, as liberações de depósitos ocorrem várias vezes ao dia no período das 7:00 da manhã até as 23:00. Em sábados, domingos e feriados as liberações ocorrem das 9:00 da manhã até as 19:00. Os depósitos são liberadas por ordem de chegada, condicionadas à compensação bancária dos valores.

    É importante informá-lo que esta compensação bancária varia de acordo com o tipo de depósito efetuado. No caso de um DOC, por exemplo, a liberação acontece em um dia útil. Em caso de depósito em caixa eletrônico a demora pode ser maior, pois a conferência é feita manualmente pelo banco.

  14. Como faço depositar bitcoins em minha conta no Mercado Bitcoin?

    Para efetuar o depósito de seus bitcoins em nosso site, basta você clicar no link "ENDEREÇOS / DEPÓSITOS". Lá você encontrará o seu endereço Bitcoin dentro do site do Mercado Bitcoin. Então, você deverá transferir os seus bitcoins para o endereço indicado.

  15. Já tenho crédito em reais no site. Como faço para comprar Bitcoins?

    Para comprar bitcoins vá para a tela inicial do site, clicando no logo no canto superior esquedo e clique em "Comprar"

    Digite quantos reais quer comprar em Bitcoins e depois clique em "Comprar"

  16. Como faço para vender Bitcoins?

    Para vender bitcoins vá para a tela inicial do site, clicando no logo no canto superior esquerdo e clique em "Vender".

    Digite a quantidade de Bitcoins que quer vender, e clique em "Vender"

  17. Qual a diferença entre ordem executada e executora?

    Para que uma negociação aconteça é necessário que uma ordem de compra encontre uma ordem de venda, ou que uma ordem de venda encontre uma ordem de compra.

    Uma delas sempre estará no sistema primeiro, aguardando que uma ordem contrária e correspondente em valor seja colocada e a negociação se concretize.

    A ordem que foi colocada primeiro e estiver aguardando a correspondente ordem contrária, é chamada de ordem executada, já que foi colocada depois, executando de imediato a ordem contrária que já estava listada no book, é chamada de ordem executora.

  18. Quais as taxas cobradas em cada transação?

    Para consultar as taxas cobradas por cada transação efetuada entre aqui

  19. Como é decidido se será aplicada a comissão de 0,3% ou 0,7% quando acontece uma negociação?

    A comissão (de 0,3%, ou de 0,7%) só é cobrada quando acontecer uma negociação. Se você colocar uma ordem, e ela não for executada, nada é cobrado nela.

    Para que uma negociação aconteça sempre será necessário que uma ordem de compra execute uma ordem de venda, ou que uma ordem de venda execute uma ordem de compra.

    Uma delas sempre estará no sistema primeiro, aguardando que uma ordem contrária e correspondente em valor seja colocada e a negociação se concretize.

    A ordem que foi colocada primeiro e estiver aguardando a correspondente ordem contrária, é chamada de ordem executada e pagará a comissão de 0,3%. A que foi colocada depois, executando de imediato a ordem contrária que já estava listada no book, é chamada de ordem executora, e essa pagará a comissão de 0,7%.

  20. Como faço saque de reais do Mercado Bitcoin para minha conta no banco?

    Quando você tiver saldo em reais poderá solicitar o saque da quantidade que quer retirar do site.

    Para sacar bitcoins vá para a tela inicial do site, clicando no logo no canto superior esquerdo e clique em "Saque". Na tela que surge, basta digitar os dados do saque que você pretende fazer.

  21. Em quanto tempo meu saque em reais estará disponível em minha conta corrente?

    O prazo para atendimento de saques é de até 3 dias úteis para as solicitações que ocorrerem até às 18hs. Na maioria das vezes o tempo é de 1 dia útil, mas podem acontecer imprevistos que estendem este período. Por favor, fiquem atentos aos nossos prazos e limites aqui.

  22. Como faço transferências de bitcoins para outras carteiras?

    Para transferir seus bitcoins para uma carteira fora do site, basta clicar no botão "Transferir Bitcoins". Nela você indicará o endereço da carteira bitcoin e a quantidade de bitcoins que deseja enviar.

  23. Em quanto tempo os Bitcoins transferidos estarão disponíveis na outra carteira?

    As retiradas em bitcoins podem demorar alguns minutos ou até mesmo horas, devido às verificações na rede Bitcoin.

    Para consultar o andamento da sua transação em bitcoins, utilize o link https://blockchain.info/pt/, basta digitar o número da carteira.

  24. Posso comprar bitcoins no mercado bitcoin com outras moedas (dólar/euro)?

    Ainda não trabalhamos com dólares ou euros, apenas com reais. Portanto não é possível fazer a conversão em nosso site.

  25. É possível trocar bitcoins por litecoins e virce-versa?

    Não é possível fazer a troca de bitcoins por litecoins no Mercado Bitcoin diretamente. Pretendemos desenvolver uma plataforma para isso, mais ainda não temos previsão para que isso aconteça.

  26. Como faço pagamentos em bitcoins?

    A empresa na qual você quer fazer uma compra deverá lhe fornecer um endereço de conta bitcoin para o qual você vai transferir os seus bitcoins, fazendo o pagamento.

    Esse endereço de conta é um código alfanumérico com 34 caracteres ou um código QR (QR Code).

    Para você realizar o pagamento, basta clicar no botão "Transferir Bitcoins". Nesta tela, informe o endereço que utilizará para fazer o pagamento e a quantidade de bitcoins que deseja transferir, insira o seu PIN de segurança e clique no botão "Retirar". O site fará a transferência desse valor para a carteira indicada.

  27. Onde posso comprar utilizando bitcoins?

    Indicamos o site http://coinmap.org/ para que você possa acompanhar, em todo o mundo, os estabelecimentos que já aceitam Bitcoin como forma de pagamento.

  28. Vocês emitem notas fiscais das transações? Como faço para recebê-las?

    Nós somos uma empresa registrada na prefeitura da cidade de São Paulo como prestadora de serviços de intermediação, sob o nome de MERCADO BITCOIN SERVIÇOS DIGITAIS LTDA., inscrita no CNPJ sob n.° 18.213.434/0001-35, informações que constam no Termo de Uso do site. Nós emitimos uma nota fiscal mensal de serviço para todos os clientes. Não cobramos nenhuma mensalidade. Ficamos à disposição se você precisar de mais alguma informação.

    Se você está cadastrado na prefeitura de São Paulo, lá você terá acesso a todas as notas emitidas para você. Se ainda não é, basta seguir o passo a passo abaixo:

    Como cadastrar-se na Prefeitura de São Paulo para ver minhas notas fiscais do Mercado Bitcoin:
    Para efetuar o cadastro é necessário o contribuinte acessar o site: http://nfpaulistana.prefeitura.sp.gov.br/
    Na seta indicativa preencher com o nº do CPF e clicar em "Não sou cadastrado".
    Criar uma senha de acesso, onde deverão ser informado, os dados pessoais fazendo com que o contribuinte passe a ter o cadastro na Prefeitura e sua senha de acesso, para acessar as notas emitidas para o seu CPF.

  29. Já sou usuário VIP e os limites atuais não me atendem. Como faço para ter limites maiores?

    Podemos realizar o aumento dos seus limites e o ajustarmos para o que lhe for mais conveniente. Para tal, criamos uma nova categoria de clientes, chamados de clientes "Gold". Para se tornar um cliente "Gold", será necessário que você nos envie por correio uma cópia autenticada de um documento de identidade e um comprovante de residência.

    Você pode postar os documentos aos cuidados de:
    Mercado Bitcoin Serviços Digitais Ltda. - Rua Olimpíadas, n 205 conj. 464 - Vila Olímpia - São Paulo - 04551-000.

  30. O Mercado Bitcoin possui API para consulta de cotações de bitcoins e litecoins?

    Temos sim duas APIs para Bitcoin e Litecoin.

    Uma delas é para consultar dados públicos do site como cotações e negociações feitas no site. A API de Dados está disponível aqui.

    A API de Negociações, que pode ser utilizada para automatizar negociações desde que com um breve conhecimento de programação, está disponível aqui.

  31. Como faço para cadastrar/ alterar/ excluir contas correntes para saques?

    Acesse o menu "Configurações", clicando sobre seu nome de usuário, em seguida clique em "Contas Bancárias" no menu à esquerda. Cadastre nessa tela as contas bancárias que utilizará para saque de Reais no Mercado Bitcoin.

    Apenas serão permitidas contas vinculadas ao mesmo CPF/CNPJ validado em sua conta do Mercado Bitcoin.

  32. Como faço para cadastrar, alterar ou excluir endereços de Bitcoin ou para retiradas e pagamentos?

    Acesse o menu "Configurações", clicando sobre seu nome de usuário, em seguida clique em "Endereços Bitcoin e Litecoin" no menu à esquerda.

    Cadastre nessa teste os endereços bitcoin ou litecoin que utilizará para suas retiradas.

    Com os endereços cadastrados, você não precisará preencher todas as vezes os mesmos dados, quando realizar retiradas.

  33. Como faço para alterar a minha senha?

    Acesse o menu "Configurações", clicando sobre seu nome de usuário, em seguida clique em "Mudar senha".

    Basta digitar a senha antiga e criar nova senha, seguida de confirmação. Caso tenha esquecido sua senha, basta clicar na opção "Esqueceu sua senha?" em nossa tela de acesso ao site.

  34. Como faço para alterar o meu e-mail?

    Acesse o menu "Configurações", na opção "Alterar E-mail".

    Para requisitar a alteração, preencha seu novo endereço de e-mail e seu PIN.
    Se os dados estiverem corretos, um e-mail de confirmação será enviado para o novo endereço de e-mail. É necessário clicar no link dentro do corpo do e-mail para efetivar a alteração.

  35. Não recebi o e-mail de validação da conta. O que fazer?

    Verifique sua caixa de spam e, caso não tenha recebido o e-mail de validação, favor contatar nosso Suporte conforme dados no topo dessa página.

  36. Não estou conseguindo anexar arquivos. O que fazer?

    Nosso site não permite fazer upload de arquivos utilizando o navegador Internet Explorer. Além disso, sugerimos que todos os anexos sejam colocados em PDF para que as imagens fiquem reunidas em um único arquivo. Caso seu problema não se enquadre em nenhum desses dois casos, entre em contato com nosso Suporte cujo contato está disponível no topo dessa página.

  37. Qual a diferença entre Bitcoin e Litecoin?

    O Bitcoin foi a primeira moeda digital que utilza criptografia a ser criada. Após sua invenção, várias outras moedas surgiram e entre estas o Litecoin se destacou.
    Para entender as diferenças entre elas, sugerimos acessar este artigo no blog BitcoinBrasil que é provavelmente o mais completo escrito em português: http://www.bitcoinbrasil.com.br/o-que-voce-precisa-saber-sobre-o-litecoin