Cripto com lastro em dólar? Temos! Chegou a USDC

O USD Coin (USDC) é um tipo de criptomoeda conhecido como stablecoin com estabilidade em dólar. Aqui você pode negociar de forma fácil e rápida e com baixo custo.

Por que escolher USDC?

Sua nova forma de ter exposição ao dólar para diversificar sua carteira ou planejar um projeto.

Índice 100% atrelado ao dólar americano

Para cada USDC, garantia de 1 dólar americano.

Facilidade nas negociações

Compre e venda USDC sem sair de casa a um baixo custo e faça transações da sua carteira no Mercado Bitcoin para qualquer lugar do mundo.

Segurança

Uma iniciativa da Circle e da Coinbase, empresas reguladas conforme leis americanas.

Transparência

Os dólares equivalentes da USDC estão depositados em uma conta bancária nos EUA atestada pela empresa de auditoria Grant Thornton LLP.

Conheça mais sobre USDC

O USDC é a segunda maior stablecoin do mundo referenciada em dólar americano e criada na blockchain Ethereum (ERC-20). Ela foi criada por um consórcio de duas grandes empresas de blockchain norte-americanas, a Circle e a Coinbase. O consórcio é chamado CENTRE.

O projeto tem grande preocupação com a regulação e todos os membros precisam estar em conformidade com as leis locais onde operam.

Na prática, para cada USDC que existe na rede, há um dólar guardado em um banco para dar garantia, ou lastro. Ao possuir um USDC na sua carteira, você possui o direito de sacar esse dólar que está depositado em garantia.

Conheça nossos parceiros

A Circle é uma das empresas de blockchain mais respeitadas do mundo. Foi a primeira empresa a obter a BitLicense, licença para operar criptomoedas no estado de NY e a primeira na Inglaterra a possuir licença para operar moedas virtuais.

Fundada em junho de 2012 e sediada em São Francisco, a Coinbase é uma plataforma e uma carteira de moedas digitais regulamentada e em conformidade diversos organismos internacionais e norte-americanos.

Um projeto de tecnologia em código aberto que teve início a partir de contribuições da Circle e da Coinbase, responsável pela gestão do USDC.

Dúvidas frequentes

  • Quais são os benefícios de um dólar digital?
    Ao negociar em USDC, você possui as vantagens de utilizar a tecnologia blockchain para realizar suas transações, como agilidade e conectividade global, com a estabilidade de preço do dólar norte-americano, moeda referência para transações globais
  • Como posso ter certeza de que o USDC manterá seu valor?
    O Centre, consórcio que emite o USDC, mantém o ativo real ou moeda fiduciária, no caso US$ 1,00 para cada USDC. Esses fundos estão depositados em contas bancárias nos EUA, administradas pelo consórcio e auditadas constantemente pela Grant Thornton, uma renomada empresa global de auditoria.
  • Onde posso utilizar USDC?
    Vocẽ pode comprar para diversificar sua carteira de investimentos assim como qualquer outro ativo real ou outra criptomoeda. É a forma mais simples de ficar exposto em dólares americanos, se beneficiando de eventuais altas do dólar e protegendo seu patrimônio. Você também pode utilizar o USDC para realizar transferências para outra exchanges que também negociam USDC. Você pode comprar USDC em nossa plataforma, enviar para outra exchange sem correr o risco de oscilação comum a outros criptoativos como o bitcoin.
  • Posso fazer movimentação global de USDC?
    O USDC foi desenvolvido para ser uma criptomoeda estável e lastreada em dólar, que pode ser movimentada entre carteiras na rede Ethereum de forma global. Você pode transferi-la para exchanges e empresas que a aceitem como forma de pagamento.
  • Qual a vantagem do USDC em relação a outros investimentos em dólar?
    São muitas as vantagens. Em relação ao dólar em papel, USDC é muito mais simples, já que você pode comprar pela plataforma do Mercado Bitcoin e mantê-la guardada digitalmente conosco, muito mais seguro e simples do que guardar notas e moedas. Quando comparado com fundos cambiais, USDC é superior por ter liquidez imediata, maior transparência e também custos menores, uma vez que não há taxas de administração ou custódia para mantê-los no Mercado Bitcoin.
  • O valor do dólar nas casas de câmbio varia por operação. Haverá essa diferença no USDC?
    A negociação do USDC no Mercado Bitcoin será similar a de outras criptomoedas. Clientes enviarão suas ordens de compra e venda, formando um livro de ofertas. Contudo, como existem de fato um dólar depositado para cada USDC emitido, o preço em reais tende a ficar próximo ao valor do dólar comercial. Uma vez que o USDC é negociado em diversas exchanges do mundo, com pares em Bitcoin, Ether etc, isso gera uma tendência de equilíbrio do preço em torno do dólar. Não é o Mercado Bitcoin que define este preço.
  • O USDC é legalizado no Brasil?
    O Mercado Bitcoin respeita e atua sempre de acordo com as leis brasileiras. Atualmente, é permitido no Brasil a negociação de criptoativos, em conformidade com a legislação vigente no país. No caso do USDC, por ser um criptoativo, não há qualquer impeditivo em sua negociação.
  • Por que o Mercado Bitcoin está listando USDC?
    Queremos que todos tenham acesso à estabilidade daquela que é a moeda corrente do mundo: o dólar americano. O USDC permite que indivíduos com pouco ou nenhum acesso a instituições bancárias em qualquer país possam manter um ativo com exposição cambial ao dólar americano com facilidade, sem precisar sair de casa. Utilizando a nossa plataforma, você encontrará sempre a liquidez necessária para realizar suas transações, pois somos a plataforma líder no mercado brasileiro.
  • Existe algum risco?
    O risco primário é o risco cambial. Uma vez que o USDC está lastreado em dólares, caso haja uma desvalorização do dólar, o preço do USDC também tende a cair. Além disso, ao comprar USDC conosco, você está indiretamente exposto aos riscos do emissor do token, o consórcio CENTRE, conforme a política de risco que você pode conferir aqui: ["Circle USDC Risk Factors"](https://support.usdc.circle.com/hc/en-us/articles/360001314526-Circle-USDC-Risk-Factors)
  • Quais as principais diferenças entre criptomoeda como Bitcoin e USDC?
    Criptomoedas como o Bitcoin não possuem lastro ou referência em nenhum ativo real. Portanto, o preço do Bitcoin (e de outras criptomoedas similares) flutua de acordo com a oferta e a demanda. Já o USDC (e outras stablecoins) possuem lastro, ou referência, nos ativos que dão garantia às suas emissões. No caso do USDC, o dólar norte-americano.
  • Por que o USDC é um token Ethereum?
    A rede Ethereum é a rede mais utilizada atualmente para a emissão de tokens, incluindo stablecoins. Por ser a segunda maior rede em valor de mercado e estar rodando continuamente há 5 anos ininterruptos é considerada também uma das redes blockchains mais seguras do mundo. Também é a rede utilizada pelo Mercado Bitcoin para criar seus tokens, como os tokens de precatórios e de consórcio.
  • O que são stablecoins?
    Uma stablecoin é uma criptoativo cujo preço fica sempre muito próximo do seu ativo de referência, ou na tradução literal, uma “moeda estável”. Você une a transparência e segurança do blockchain à estabilidade das moedas fiduciárias, aquelas moedas que conhecemos e usamos diariamente.