img:XRP
XRP - XRP
R$ 3,51 4.99%
img:Shiba Inu
Shiba Inu - SHIB
R$ 0.00009515 -0.4%
img:ApeCoin
ApeCoin - APE
R$ 4,43 -0.08%
img:Solana
Solana - SOL
R$ 1.015,26 5.08%
img:Bitcoin
Bitcoin - BTC
R$ 371.824,72 0.78%
img:Ethereum
Ethereum - ETH
R$ 18.925,03 -2.72%
img:Chiliz
Chiliz - CHZ
R$ 0.39208809 1%
img:USD Coin
USD Coin - USDC
R$ 5,67 1.29%
img:Cardano
Cardano - ADA
R$ 2,31 1.36%
img:MANA (Decentraland)
MANA (Decentraland) - MANA
R$ 1,85 -0.19%
img:XRP
XRP - XRP
R$ 3,51 4.99%
img:Shiba Inu
Shiba Inu - SHIB
R$ 0.00009515 -0.4%
img:ApeCoin
ApeCoin - APE
R$ 4,43 -0.08%
img:Solana
Solana - SOL
R$ 1.015,26 5.08%
img:Bitcoin
Bitcoin - BTC
R$ 371.824,72 0.78%
img:Ethereum
Ethereum - ETH
R$ 18.925,03 -2.72%
img:Chiliz
Chiliz - CHZ
R$ 0.39208809 1%
img:USD Coin
USD Coin - USDC
R$ 5,67 1.29%
img:Cardano
Cardano - ADA
R$ 2,31 1.36%
img:MANA (Decentraland)
MANA (Decentraland) - MANA
R$ 1,85 -0.19%
Crypto for All Crypto for All
a- A+

Quando pensamos em todas as redes sociais disponíveis, como Instagram, YouTube, TikTok, Twitter, entre tantas outras, é impossível não pensar na forte presença dos criadores de conteúdo nesses ambientes. Mas, quando nos conectamos ao mundo cripto, o que se espera dos influenciadores?

A relação entre influenciadores e cripto 

Sim, aquele conteúdo no YouTube sobre “como investir em Bitcoin” te pegou desprevenido e você não consegue parar de assistir. E agora? Quando iniciei no campo de mapeamento de influenciadores do mercado cripto, entendi que esse nicho está muito além de um simples post e um like. 

No campo da criptoeconomia, influenciadores têm se tornado uma importante presença na construção de comunidades que estão moldando a narrativa ao redor das criptomoedas e  da Web 3.0. 

É fato que a Web 3.0 e seus desdobramentos ainda são um mistério para muitas pessoas, afinal, é um ambiente inicial e em constante construção. E, como toda novidade, ter entusiastas e experts que te ajudam a entender melhor determinado assunto é uma ponte para o conhecimento. Os influenciadores e creators cripto entram como um apoio educacional, contando com sua didática, dinâmica e uma base fiel de seguidores.

Quando um influencer cria um conteúdo sobre cripto e Web 3.0, ele está ajudando a construir uma comunidade informada, preparando-a para as possibilidades de futuro da internet e da nova economia digital. 

Pode ser que as redes sociais como as conhecemos mudem completamente com o forte papel da descentralização em jogo, mas a criação de conteúdo tende a ser cada vez mais proprietária com novos formatos de conexão entre influenciadores, marcas e seguidores. Esse caminho já vem se desenhando ao longo dos anos, com as marcas se aproximando cada vez mais da voz do consumidor, muitas vezes utilizando o influenciador como porta-voz. Na Web 3.0, isso tende a ser ainda mais potencializado, tendo as pessoas colocadas no centro das decisões – e elas adoram saber o que o influenciador tem a dizer. 

Utilizando os influencers a favor da nova economia 

Influenciadores são decisivos no momento de orientar sua comunidade sobre os benefícios ao redor do mundo cripto, ajudando a quebrar mitos e a mitigar os medos e as inseguranças que as pessoas possam vir a ter ao entrar para a nova economia. Ao dividir seu conhecimento e insights de forma educacional com seus seguidores, os creators conseguem disseminar o interesse e aumentar a adoção das pessoas de um jeito muito especial: conteúdo nativo, feito com carinho e cheio de informações interessantes. 

Ainda sobre a parte educativa, os influenciadores têm um papel valioso na construção de comunidades ao redor de determinadas criptomoedas, projetos da blockchain ou mesmo na amplificação do desejo sobre determinado item. Quem aqui não se recorda do boom a respeito do NFT do projeto Bored Ape, que foi comprado por celebridades e influenciadores? Neymar e Justin Bieber são apenas alguns nomes envolvidos nessa empreitada como holders

Com um espaço relativamente novo e recém-explorado, as opiniões e as perspectivas dos influenciadores podem ter um impacto significativo na percepção das pessoas. 

Precisa ser expert?

Ponto importante: o influenciador precisa ser um expert cripto? Depende. Muitos influenciadores são verdadeiros experts em blockchain, criptomoedas e tudo referente à nova economia digital – muitos deles, inclusive, fazem parte de projetos do ramo. Chamamos esse influenciador de “infocreator”, o influenciador que possui informação técnica sobre determinado tipo de assunto, podendo até mesmo dar cursos a respeito, tendo o educacional como ponto-chave. Eles costumam ter uma aproximação mais massiva, produzindo conteúdos para que seus seguidores conheçam mais sobre os termos e popularizem os temas – algo essencial para a disseminação do universo cripto. 

Além do exemplo do infocreator, temos também o perfil de influenciador B2B (“business-to-business”), que, no campo da nova economia digital, pode ter um papel de extrema importância em influenciar grandes negócios e clientes estratégicos. É o caso de analistas de casas de análises financeiras e especialistas financeiros em geral. Com a força das redes sociais, ficou muito mais fácil para essa categoria construir uma narrativa que vá além do campo empresarial, desenvolvendo-se como criadores de conteúdo – não são todos que partem para essa abordagem, mas é uma via que tem sido cada vez mais explorada. 

E como fica o caminho para quem não está necessariamente enquadrado como um expert? O mundo dos influenciadores é vasto e, em cripto, isso não é diferente! Por mais que especialistas do assunto conquistem a audiência por meio de sua autoridade, existe um espaço enorme para produção de conteúdo por parte dos curiosos sobre o tema, o que traz até um viés menos técnico e muito mais fácil de entender. Aqui, cabem influenciadores que falam sobre a jornada de aprendizado, em que os seguidores vão crescer em conhecimento juntamente com o influenciador. 

Para quem chegou até esse artigo em busca de se desenvolver como um influenciador cripto, a dica é: conecte-se com outros influenciadores do ramo. Veja os conteúdos, troque ideias, faça testes e parta para o post. A comunidade cripto é superacolhedora, porque todos estão procurando informações e construindo juntos! E, mesmo antes de pensar nas redes sociais, faça parte de comunidades e colabore para seu desenvolvimento, a fim de se preparar para construir a sua própria. 

Assim como a criptoeconomia continua a crescer e a se desenvolver, os influenciadores seguirão com sua missão de tornar o futuro cripto mais acessível para todos. Por isso, dar aquela curtida ou consumir esses conteúdos pode ser a forma mais legal de apoiar o seu influenciador cripto favorito e, ainda de quebra, você aprende! 

Quer saber mais sobre os influenciadores que produzem conteúdo para o MB? Não deixe de nos seguir no Instagram e no TikTok! E, para ficar por dentro de quais conversas a comunidade Web 3.0 está falando, encontre-nos pelo Discord por meio do convite deste link. Até a próxima!

Amanda Nunes é coordenadora de marketing de influência e comunidades no MB. Descobriu-se apaixonada pela atuação com influenciadores em 2021, decidindo que esse seria seu novo caminho na carreira. Acredita que Web 3.0, comunidades e creator economy caminham juntos para a revolução digital e da comunicação.

https://www.mercadobitcoin.com.br/economia-digital/tecnologia/qual-e-o-papel-dos-influenciadores-no-universo-cripto/
Destaques Autor
img:Crypto for All

Crypto for All

Saiba mais
Destaques Comentários